Economista acredita na recuperação da economia

"O pior já passou", é assim que afirmam muitos especialistas sobre o atual status da crise econômica brasileira. Todavia, ainda, 93% dos brasileiros acreditam que o país está indo na direção errada, enquanto apenas 7% acham que está na rumo certo (Ipsos, maio/2017). Para conversar sobre o tema "Economia: o pior já passou", o Ponto a Ponto do último sábado (15), recebeu o professor de Economia da FGV Samuel Pêssoa. O programa, com apresentação da jornalista Mônica Bergamo e do sociólogo Antonio Lavareda, vai ao ar todo sábado, à meia-noite, na BandNewsTV. 

O economista acredita que a crise econômica e a política não têm "sincronia perfeita", uma pode existir sem a outra. "A econômica está muito lentamente passando. O crescimento, este ano, deve ser de 0,2%. Diferente da política", argumentou. 

"É difícil achar adjetivo na Língua Portuguesa para caracterizar a qualidade da formulação da política econômica vigente de 2007 até 2014", segundo o economista. Segundo Samuel Pêssoa, uma forma de mudar o quadro atual é o voto. "Acredito que a campanha eleitoral do próximo ano vai ser de mais qualidade. A sociedade, os jornalistas, o cidadão comum estão mais cientes de todo o problema. Não vai ser igual a de 2014", previu.

Já Antonio Lavareda não vê com otimismo essa opinião de Pêssoa. "É bom lembrar que dificilmente a percepção da sociedade vai mudar muito radicalmente, pelo menos até o início da campanha. Uma pesquisa dizia que 73% da população achava a Reforma da Previdência um horror. Com certeza, a dimensão dessa percepção não vai mudar muito", disse Lavareda.

Assista aqui:

 

Leia mais:

A democracia ameaçada?

“A crise em movimento” é o tema do Ponto a Ponto