Eleições 2018 na tv: campanha começa hoje

A partir de hoje, os 12 candidatos ao governo de São Paulo começam a exibir seus programas no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, em dois blocos de nove minutos cada. Enquanto alguns têm mais de dois minutos em cada bloco, outros vão aparecer apenas quatro segundos nos programas que vão ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras.

E, mesmo com a importância e engajamento das redes sociais, o cientista político Antônio Lavareda considera o horário eleitoral gratuito um “fator decisivo” nas eleições majoritárias.

Em entrevista à BandNews, Lavareda afirmou que são nesses programas que os candidatos conseguirão detalhar suas propostas. “A corrida eleitoral teve, até aqui, um momento de relações públicas com os candidatos se apresentando.”

Mesmo assim, a tendência é que nesse primeiro programa os concorrentes ao Palácio dos Bandeirantes façam mais uma apresentação de suas carreiras e realizações. Os conteúdos são guardados a sete chaves. Consultadas, nenhuma das campanhas dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas adiantou ontem nem uma informação sobre a estreia de hoje.

A importância do horário eleitoral também pode ser medida por pesquisa recente da CNT/MDA, que revelou que mais de 75% dos eleitores obtêm informações sobre os candidatos no rádio e na TV, incluindo os comerciais ao longo do dia.

Essas inserções são, na visão de Jairo Pimentel, pesquisador da FGV (Fundação Getulio Vargas), ainda mais importantes. “Ela pega de surpresa, a pessoa vai continuar vendo televisão e quem é menos interessado em política tende a ser mais influenciado por informações novas.”