Para o cientista político especializado em análises do comportamento do eleitorado, as chances de Lula voltar à Presidência em 2018 são praticamente iguais a zero.
Convidado do Roda Viva desta segunda-feira, o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, um dos mais respeitados analistas do comportamento do eleitorado, afirmou que o principal acerto do primeiro mês do governo Temer foi a escolha dos integrantes da equipe econômica. O presidente interino errou ao não incluir no ministério representantes das mulheres e dos negros, ressalvou. Mas optou pelo caminho correto ao transformar a crise econômica em alvo prioritário.
Para o entrevistado, a volta de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto é tão improvável quanto uma vitória de Lula na sucessão presidencial de 2018. Lavareda acredita que o PT vai demorar alguns anos para recuperar-se do desgaste decorrente da economia em frangalhos e das descobertas da Operação Lava Jato.

Antonio Lavareda no programa Roda Viva de 13/06/2016
“A consequência do atual sistema só pode ser o Parlamento que temos aí”, disse. “Um Congresso fragmentado, que dificulta a governabilidade e facilita a corrupção”. Ele ressaltou que apenas 13% dos brasileiros se sentem representados pelo Congresso: “Isso prova que a sociedade não acha que a democracia vai bem”.
A bancada de entrevistadores reuniu Maristela Basso, professora de direito internacional da USP, Roberto Quiroga, advogado, e os jornalistas Pedro Dias Leite (VEJA), Cesar Felício (Valor) e José Nêumanne, editorialista do Estadão e comentarista da TV Gazeta e da Rádio Estadão. Com desenhos em tempo real do cartunista Paulo Caruso, o programa foi transmitido ao vivo pela TV Cultura.
Veja.com.br, Coluna do Augusto Nunes – 15/06/2016
Leia Mais
Entrevista completa de Antonio Lavareda no programa Roda Viva
Antonio Lavareda cita conselho consultivo durante entrevista ao programa Roda Viva
Você precisa fazer login para comentar.