O programa Ponto a Ponto deste sábado, à meia-noite, na BandNewsTV, traz à tona a discussão sobre a política externa brasileira. Para comentar o assunto, o convidado é o ex-embaixador do Brasil em Washington (1999-2004), Rubens Barbosa, a jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda.
Segundo Rubens Barbosa, os trabalhos relativos à política internacional adotados pelo governo Temer não se diferenciam muito se comparados ao de Dilma e Lula, apenas o enfoque.
“O Lula não inovou. O PT veio com uma visão de que os EUA estavam em decadência, a globalização não era tão boa assim… Perdemos 13 anos na relação com os países desenvolvidos. A ênfase foi nos países em desenvolvimento. As ênfases foram erradas”, alerta.
O ex-embaixador também chama atenção sobre a falta de uma política migratória séria, caso o Brasil volte a crescer. “Estamos absolutamente despreparados, o fluxo de imigrantes poderá ser muito grande. Eu acho que tem que ter uma lei de imigração, levando em conta os direitos humanos”, enfatiza.
Blog do Magno – 1º/07/2016
Leia mais:
Antonio Lavareda lança livro na Espanha nesta terça
Especialista analisa segurança montada para as Olimpíadas no Ponto a Ponto