Nova configuração do Senado e Câmara para 2022/2026
As votações para o Congresso na Colômbia, realizadas neste domingo, 13 de março, confirmaram uma recomposição no mapa político do país para os próximos quatro anos.
Com mais de 96% das mesas contabilizadas, o Cartório (uma espécie de TSE colombiano) confirmou que o vencedor do dia foi o Pacto Histórico (esquerda). Esse partido, cujo candidato presidencial será o senador Gustavo Petro, alcançou 16 senadores, enquanto na legislatura anterior contava com três parlamentares. Enquanto isso, na Câmara o Pacto Histórico chegou a 17 deputados, consolidando-se como a segunda maior força.

Por outro lado, o Partido Conservador conquistou 16 senadores, incluindo congressistas que já estiveram no Senado. Na Câmara, os conservadores empataram com o Pacto Histórico em 25 cadeiras.
Do lado do Partido Liberal, os liderados pelo ex-presidente César Gaviria alcançaram 15 senadores (um a mais que no período anterior) e 32 deputados à Câmara.
Verdes, Hope Center e Centro Democrático
As cinco principais forças políticas no Senado se completam pela Coalizão Alianza Verde e Centro Esperanza, e o Centro Democrático, cada um com 14 senadores. Do lado da Câmara, Alianza Verde e Centro Esperanza se apresentaram separadamente, mas juntos alcançaram 12 representantes.

Enquanto isso, o Centro Democrático (partido do governo) perdeu, no total, 23 parlamentares em ambas as câmaras. O outro partido que sofreu mais perdas foi o Cambio Radical, liderado pelo ex-vice-presidente Germán Vargas Lleras. No total, passou de 16 para 11 senadores e de 30 para 16 deputados.O novo mapa político deixou Gustavo Petro com a maior representação no Congresso colombiano.
Com informações do site Valora Analitik da Colômbia.
Você precisa fazer login para comentar.