O blog francês Ah! les sondages (ah! As Pesquisas) faz um acompanhamento de perto de tudo que acontece no humor do eleitor francês às vésperas da eleição que acontece no dia 10/4 – próximo domingo.
Segundo a análise, quase todos os institutos observam uma queda nas intenções de voto para Emmanuel Macron, juntamente com um aumento no apoio a Marine LePen e Jean-Luc Mélenchon.
O gráfico a seguir ilustra bem essa tendência. Os pontos representam as estimativas feitas pelos vários institutos, as linhas a tendência das intenções de voto traçadas pela regressão local, usando os mesmos parâmetros da semana passada. Houve uma queda de pelo menos dois pontos no apoio a Emmanuel Macron desde meados de março, juntamente com um aumento de cerca de um ponto e meio para Marine LePen e Jean-Luc Mélenchon. Isso não é suficiente para este último ultrapassar Marine LePen e passar no segundo turno, no entanto, já que está quase cinco pontos atrás.

Cabe uma observação, informa o Ah! Les Sondages, existem algumas diferenças entre os institutos na estimativa de apoio a Emmanuel Macron na última semana. Essas estimativas variam de 26% para Ipsos a 34% para Kantar. O segundo instituto também tende a estimar o suporte para LePen mais alto e o suporte para Macron mais baixo, em média, desde 1º de janeiro. Quanto à Ipsos, realiza uma pesquisa de “rastreamento” onde as estimativas produzidas a cada dia são compostas pela média dos três dias anteriores. No banco de dados do blog estatístico, foram inseridos os dados a cada quatro dias para não duplicar as informações.
Falta uma semana de enquetes. Assim, acompanhemos ainda esta semana se essas diferenças se mantêm e, em caso afirmativo, quem estará certo no dia da eleição.
O Segundo Turno
As tendências do primeiro turno são refletidas nas intenções de voto no segundo turno. Haveria agora cerca de 7-8 pontos de diferença entre o apoio a Emmanuel Macron e Marine LePen no segundo turno. Observe, no entanto, que essas estimativas são baseadas em questões hipotéticas – consideradas não confiáveis - e no fato de que uma proporção significativa de apoiadores dos outros candidatos diz que não votará no segundo turno ou que votará em Branco. Essas intenções provavelmente mudarão se a diferença de apoio entre os dois candidatos se tornar mais estreita. E haverá uma campanha entre as duas rodadas.

Quanto às diferenças de acordo com a fonte dos dados, desaparecem no que diz respeito à estimativa dos apoios em Mélenchon mas mantêm-se para os apoios em LePen e Zemmour, a empresa Cluster 17 estimando os apoios em LePen inferiores e os em Zemmour superiores.
Você precisa fazer login para comentar.