O quarto volume da série sobre eleições municipais examina as eleições de 2020, distintas das demais, pois realizadas em plena pandemia do coronovírus, obrigando os partidos a atraírem os eleitores por meio de novas estratégias de comunicação. Seus 11 capítulos refletem sobre as configurações do sistema partidário, os resultados eleitorais dos campos ideológicos, as elites políticas, os novos atores (mulheres, negros e LGTBQIA+). E dialogam com temas clássicos – como a propaganda eleitoral na TV -, além de outros recentes – como a desinformação (fakenews) nessas eleições.
Apresentamos o quarto volume da série sobre eleições municipais que as examina em seus vários aspectos. As publicações anteriores analisaram os pleitos das últimas décadas. Neles, o país passava por períodos de bonança e crises econômicas; estabilidade e crises políticas; com presidentes de todos os quadrantes ideológicos. Além disso, houve mudanças no financiamento das campanhas e na comunicação, com o surgimento de novas plataformas e alterações na relação entre candidatos e eleitores. Acompanhar esses processos e seus impactos sobre o sistema político-eleitoral a partir dos municípios é inédito na ciência política brasileira. As eleições de 2020 abordadas nesta obra, foram especialmente singulares. Realizadas em plena pandemia da Covid-19, a maior crise sanitária em 100 anos, com novas regras e cronograma diferente das demais, elas registrariam a maior taxa de abstenção da série histórica. Este volume retrata as diversas dimensões institucionais e comportamentais dessa eleição.
Ficha técnica – ISBN: 9786556521473 – Edição: 1 – Ano: 2022 – Largura: 16.00 cm – Comprimento: 23.00 cm – Número de Páginas: 360 – Preço: R$ 65,00
Você precisa fazer login para comentar.