Programa 20 minutos: Bivar diz que governo Bolsonaro vai ‘focar tudo’ na reforma da Previdência

 

page1image3832896

O deputado federal eleito Luciano Bivar (PE), presidente nacional do PSL,partido de Jair Bolsonaro, afirmou que a sigla vai “focar tudo” na reforma daPrevidência. O pernambucano foi entrevistado pelo cientista político Antonio Lavareda no programa 20 Minutos, exibido na TV Jornal neste sábado (22).

Segundo Bivar, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, está “muito imbuído desse propósito”. “Agente vai focar tudo nessa reforma da Previdência”, disse. “Não pode ter mais dinheiro saindo do que entrando, é preciso inverter essa lógica previdenciária”.

Questionado se a votação da reforma será apresentada à Câmara dosDeputados para ser votada por completo ou em partes, afirmou: “se tivermosnessa lua de mel boa, a certeza e garantia do apoio do parlamento, a gente vota de uma vez só. Se não, vamos fazer por etapa. Há essas duas opçõesque ainda não foram definidas”.

Presidência da Câmara

Bivar não desconsiderou a possibilidade de o PSL lançar um nome para a presidência da Câmara, mas afirmou que serão analisados os projetos doscandidatos já postos. “Se algum desses candidatos à presidência tiver musculatura suficiente, nós iremos apoiar. Há uma corrente que afirma que o PSL deve ter seu candidato, estamos aguardando para saber se algumdesses candidatos percorre esse caminho”, disse.

O PSL é hoje o segundo maior partido da Casa, com 52 deputados. Apesar disso, considera-se que o ideal é que o presidente da Câmara não seja do partido para viabilizar mais espaço para aliados e conseguir mais apoio no Legislativo.

Hoje, a disputa pela Câmara tem cinco nomes postos, além do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ): João Campos (PRB-GO), JHC (PSB- AL), Alceu Moreira (MDB-RS), Capitão Augusto (PR-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG).

João Campos seria o candidato preferido do grupo de Bolsonaro.