Antonio Lavareda: A campanha eleitoral em 2018 teve basicamente cunho emocional, com a preocupação e a indignação/raiva como os sentimentos mais populares

 

A proposta do encontro foi mobilizar os especialistas a fazerem uma análise dos resultados das eleições de 2018 e delinearem o cenário político para os próximos anos. Neste contexto, o presidente da ABC salientou a importância de se “pensar os aspectos sociais do desenvolvimento científico”. Outro argumento muito reforçado durante as palestras foi a peculiaridade do processo eleitoral de 2018, o qual os palestrantes chamaram de “eleição crítica”.

O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Antonio Lavareda explicou que as eleições críticas são caracterizadas por uma grave crise econômica, forte polarização ideológica e emergência de terceiras forças. No caso brasileiro, ele observou ainda os impactos da Operação Lava Jato, do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e do insucesso do governo de Michel Temer.

Diretor do Conselho Científico doInstituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), Lavareda relatou que, segundo pesquisa realizada pelo instituto, a campanha eleitoral em 2018 teve basicamente cunho emocional, com a preocupação e a indignação/raiva como os sentimentos mais populares entre os eleitores brasileiros.

 

ATUAÇÃO DA ABC | 26 de novembro de 2018